
O ar-condicionado automotivo é um equipamento indispensável em um país como o Brasil. Além de regular a temperatura interna do veículo, ele também impede que os vidros fiquem embaçados nos dias chuvosos e pode barrar a entrada de fumaça e poeira no habitáculo do carro.
O uso correto do ar-condicionado requer alguns cuidados. Se você não trocar periodicamente o filtro antipólen, por exemplo, além de atrapalhar o bom funcionamento do equipamento, você irá contribuir para a proliferação de ácaros.
Antes de mais nada, você sabe identificar o tipo de ar-condicionado que está instalado no seu automóvel? Ele realmente aumenta o consumo de combustível? Preciso pagar pela higienização ou eu mesmo posso fazer?
Essas e outras dúvidas ecomuns entre os motoristas serão abordadas abaixo.
Tipos de ar-condicionado automotivo
Os modelos de ar-condicionado automotivo são diferenciados pelo seu comando e forma de interação com o veículo e os ocupantes do mesmo.
Manual
Modelo mais simples, esse tipo de ar-condicionado é caracterizado pela regulagem da temperatura com o comando que vai da escala azul (frio) a vermelha (quente). Não tem como estabelecer o valor exato da temperatura dentro da cabine: a regulagem vai até a sensação térmica mais confortável para os ocupantes.
Ar-condicionado manual (Foto Fiat | Divulgação)
Digital
É similar ao manual, porém, o ar-condicionado digital tem a facilidade de selecionar a temperatura exata do ar que sairá pelos dutos.
Digital automático
Este regula automaticamente a velocidade do fluxo de ar que sairá dos dutos e a temperatura do mesmo, de acordo com a seleção dos ocupantes. Isso permite melhor distribuição do ar na cabine. Ele controla também a variação no fluxo de ar, para que não exista variação de temperatura em pontos distintos do veículo.
Digital automático duas zonas
Além das características citadas acima, no modelo de duas zonas é possível ajustar temperaturas diferentes para o motorista e para o passageiro do banco da frente. Alguns modelos apresentam também um duto de ar para os passageiros do banco traseiro. Porém, sem regulagem de temperatura.
Ar-condicionado de duas zonas (Peugeot| Divulgação)
Digital automático três ou quatro zonas
Ambos são similares ao duas zonas, sendo que o modelo com três zonas possui também uma regulagem independente para os passageiros do banco traseiro. Enquanto no sistema com quatro zonas há também duas regulagens independentes para os passageiros de trás.
Ar-condicionado aumenta o consumo?
Ter um carro com ar-condicionado é um conforto que cobra um preço. A climatização dentro do habitáculo acaba provocando, sim, um aumento no gasto de combustível. E a relação do uso do ar com o consumo de combustível é algo que deixa alguns motoristas preocupados. Segundo o assessor técnico da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Ricardo Dilser, a média no aumento no gasto de combustível varia entre 3,5% até 10% quando se roda com o ar ligado.
Mas, é bom lembrar que além dessa variável, o consumo também é influenciado pela potência do motor do ar-condicionado, se é um hatch ou SUV, por exemplo, etc. Vale reforçar que o ar-condicionado não é o maior vilão nessa história. Fatores como o peso do pé do motorista, se o automóvel roda sempre carregado ou com poucos passageiros e a topografia onde o carro trafega também interfere no gasto de combustível.
Esse aumento no consumo ocorre porque o motor tem que movimentar também o compressor do ar-condicionado. Claro que há vários fatores envolvidos, como o modo de utilização pelo proprietário do automóvel, inclusive se são realizadas as manutenções necessárias.
Temperatura ideal para reduzir o consumo
Uma dúvida bem recorrente é se em caso de utilizar o ar-condicionado sempre no máximo – temperatura mais baixa – aumenta ainda mais o consumo de combustível?
A resposta é sim, já que quanto mais frio o interior do carro, mais o ar-condicionado terá que trabalhar. Ou seja, o seu compressor vai ficar ligado o tempo todo para possibilitar a saída de ar frio e a fonte de energia do compressor é o motor do automóvel, consecutivamente aumentando o consumo de combustível.
A melhor temperatura para se regular o ar é entre 22ºC e 23ºC, mantendo-se o clima agradável, sem exigir excessivamente do compressor e também sem provocar um exagerado consumo de combustível.
Manutenção e cuidados para prolongar a vida útil
O ar-condicionado, assim como qualquer equipamento do seu automóvel, necessita de manutenção. No caso desse sistema, além do prazo já especificado no manual, que varia na média de seis meses ou 30 mil quilômetros, alguns sinais indicam o momento da manutenção. São eles: lentidão para resfriar o interior do veículo, mal cheiro e irritação das vias nasais.
Filtro de cabine
Higienização
Um dos primeiros cuidados que se deve ter com o ar-condicionado automotivo é com a higienização. Afinal, ele se torna foco de fungos, ácaros e bactérias quando não são tomadas algumas medidas preventivas.
A higienização é bem simples: troque o filtro de cabine pelo menos uma vez por ano. Caso você rode constantemente em estradas de terra, é bom se programar para verificar mais vezes o estado do filtro. E, claro, a tubulação também deve ser limpa periodicamente com um spray antisséptico em uma loja ou oficina especializada.
Ligue o ar-condicionado também nos dias frios
No inverno e nos dias mais frios, é comum os proprietários de automóveis esquecerem de ligar o ar-condicionado, mesmo se for para esquentar um pouco o ar dentro do habitáculo. Isso é um grande equívoco, que prejudica o bom funcionamento do equipamento.
O sistema é composto por várias peças que necessitam de lubrificação e que serão prejudicadas se o ar-condicionado ficar parado por muito tempo. Então, é importante se programar para ligá-lo de duas a três vezes por mês, por uns três a cinco minutos.
Atenção: o ar-condicionado automotivo é formado por diversos componentes, como mangueiras e as suas conexões, compressor, filtro antipólen ou de cabine, polias, termostato, válvula de expansão, etc. Se você perceber que há algum superaquecimento ou desconfia de algum vazamento, é preciso ir rápido a uma oficina especializada e de confiança.
Dicas práticas
Carro estacionado sob sol forte
Neste caso, a primeira coisa a se fazer é baixar os vidros e sair com o carro. Alguns minutinhos depois, ligue o ar-condicionado e feche os vidros. Esse procedimento acelera a saída do ar quente no interior do veículo por um mais fresco, o que permite o resfriamento mais rápido da cabine, além de forçar menos o equipamento.
Botão Recircular – Foto iStock
Recirculação: mau uso pode causar morte
A função da recirculação é evitar a troca de ar entre os ambientes interno e externo do veículo. Ela deve ser usada quando o automóvel estiver circulando em estradas muito empoeiradas ou naqueles momentos em que um caminhão solta aquela fumaça preta do escapamento. Ela também serve para acelerar o processo de refrigeração.
Mas, é muito importante não deixar a recirculação acionada por muito tempo. Isso porque, sem a renovação do ar, os passageiros ficam consumindo o oxigênio presente no interior do carro, e ele se torna escasso. Ao mesmo tempo, vão expelindo gás carbônico, que aos poucos vai dominando a cabine e voltando para o corpo, provocando, entre outros problemas, fadiga e sono, o que pode resultar em um acidente gravíssimo. Inclusive, há a suspeitas de dois PMs que teriam morrido por intoxicação no ano passado, por causa disso.
Use o ar-condicionado automotivo para desembaçar os vidros em dias frios
O ar-condicionado também serve para desembaçar os vidros do carro nos períodos chuvosos ou em baixas temperaturas. Esse fenômeno acontece porque ao deixar o carro com as janelas fechadas devido a chuva, o condutor cria um ambiente quente e úmido na cabine. Dessa forma, a água presente no ar se condensa nos vidros e diminui a visibilidade. Mas, se o seu carro tem ar-condicionado, o processo para desembaçar é bem simples, é só seguir as orientações abaixo:
- Direcione as saídas do ar em direção ao para-brisa e as janelas laterais frontais;
- Selecione a opção desembaçador (vide imagem abaixo);
- Colocar o ventilador no máximo;
- E, por fim, deixe o seletor de recirculação, na posição de troca do ar interno com o externo.
Atenção: Evite passar a mão no vidro, pois isso pode desembaçar na hora, mas a gordura da mão vai complicar a situação mais tarde.